terça-feira, 27 de julho de 2010

Guaraná Jesus ganha maior prêmio de design do mundo



O Guaraná Jesus de São Luis do Maranhão ganhou o premio de melhor estratégia de Marketing no premio internacional de Excelência em Design o IDEA, mas tudo começou assim, em 2001 a Coca-Cola comprou os direitos de produção do guaraná e desde então vem produzindo, logo após a compra a Coca-Cola certamente modificaria a imagem do produto, mas a grande idéia foi fazer um concurso para escolher o novo rótulo da latinha e lançou uma campanha via Internet e SMS para todo Brasil e uma campanha de TV local para escolher entre os Três modelos.

O modelo de rotulo vencedor foi produzido pela DIA Comunicação e foi criativamente inspirado nos azulejos coloniais Portugueses que estão nas construções de São Luis, uma ótima iniciativa da Coca Cola que fez uma campanha assertiva sem descaracterizar a identidade do produto já que o guaraná Jesus é na verdade um marco cultural de São Luis do Maranhão, um sucesso em vendas e líder de curiosidade no país inteiro



Curiosidade 1: o Guaraná Jesus foi criado em 1920 por acidente pelo farmacêutico JESUS NOBERTO GOMES que tentava criar um xarope mas a experiência deu errado e o xarope gaseificado fez sucesso e acabou levando seu nome.

Curiosidade 2: Quem disse que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? a famosa COCA-COLA também foi uma formula farmacêutica que deu errado e hoje é um sucesso, será que foi por isso que a Coca comprou o guaraná ou seria porque o guaraná é líder de vendas? Logo após a campanha as vendas do Guaraná Jesus cresceram 17%, segundo a consultoria Nielsen.


Esta é a Campanha de TV que foi divulgada em São Luiz, Vale a pena dar uma espiadinha!



HISTÓRICO

Guaraná Jesus é um refrigerante de cor rosa com sabor adocicado, lembrando vagamente cravo e canela, devido a estes serem dois de seus ingredientes, segundo a lenda, 17 ingredientes, muito popular no estado do Maranhão.

1920 – Acidentalmente, foi criada a fórmula do Guaraná Jesus, pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, na cidade de São Luís no estado do Maranhão, quanto tentava sintetizar um remédio. Partes dos ingredientes que compõe o refrigerante estão extratos de guaraná, cafeína, teofilina e teobromina.

1960 – A família Jesus manteve fábrica própria até o início da década de 60, neste período, a fábrica foi vendida para a entãoCervejaria Antarctica Paulista, mas não a marca. Naquela ocasião, os representantes da família acusaram a fábrica de adulterar e boicotar a venda do produto, iniciando uma briga judicial. Após anos, o contrato foi rompido.

1980 – A marca de refrigerante Guaraná Jesus é vendida para a Companhia Maranhense de Refrigerantes.

1981 – A Companhia Maranhense de Refrigerantes passa a engarrafar o Guaraná Jesus.

2001 – A “The Coca-Cola Company”, compra os direitos sobre a marca “Guaraná Jesus”.

2006 – A “Renosa”, franqueada da “The Coca-Cola Company” compra a “Companhia Maranhense de Refrigerantes”, seguindo a comercialização do Guaraná Jesus somente no estado do Maranhão.

2008 – No final do ano, a Coca-Cola lançou uma campanha para que o povo Maranhense escolhesse a nova identidade visual das embalagens do Guaraná Jesus.

2010 – Devido a uma campanha de 2008 para a nova identidade visual das embalagens, ganhou em primeiro lugar, na categoria melhor estratégia de marketing, o Prêmio Internacional de Excelência em Design (Idea).


Pesquisa do Histórico retirado integralmente do Wikipédia