segunda-feira, 7 de junho de 2010

JOGO DAS MARCAS


Um jogo para testar seus conhecimentos das mais diversas marcas e logotipos existentes no mercado, a maioria delas faz parte do seu cotidiano, mas é muito lega de jogar, acesse o link abaixo e divirta-se!

JOGO DAS MARCAS E LOGOTIPOS 1

JOGO DAS MARCAS E LOGOTIPOS 2

COISAS ESTRANHAS A VENDA (Você Compraria??)



Fio Dental Sabor Bacon
Você se considera um “Homer Simpson”? Odeia fazer sua higiene bucal com fio dental sabor menta que o torna uma pessoa infeliz e deprimida? Pois então adquira agora o seu incrível fio dental sabor bacon frito crocante e ponha mais alegria na sua vida!


E Olha, eu tenho certeza que alguém compraria isso!!

Notícias de BRANDING


Omo é a marca mais forte do Brasil, diz BrandAnalytcs

McDonalds, Petrobras, Coca-Cola, Microsoft e Colgate também aparecem no ranking

Por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing | 06/05/2010

A Omo é a marca mais forte do Brasil. Pelo menos é o que diz o ranking “As Marcas Mais Fortes no Brasil”, em que o sabão em pó da Unilever ocupa o primeiro lugar. O levantamento é feito anualmente pela BrandAnalytcs Gestão de Marcas e, na última edição, realizou aproximadamente 12,5 mil entrevistas nas principais cidades do Brasil e avaliou 200 marcas.

Para determinar a força da marca são considerados atributos como a presença, o BrandVoltage (métrica que reflete o sucesso da marca em converter o nível de conhecimento do consumidor em níveis de lealdade), o market share, a qualidade do suporte de comunicação e o risco do setor de atuação. Também aparecem no ranking as marcas McDonalds, Petrobras, Coca-Cola, Microsoft, Colgate, Nokia, Porto Seguro, Rexona, Smirnoff, Pão de Açúcar, Sorriso, Fiat. Sensodyne, Claro, Tim, Carrefour, Vivo, Ariel e Banco do Brasil.


AS MARCAS E A COPA


Em época de copa do mundo a marca SEARA aproveitou um apelo pupular e se beneficiou não só por ser patrocinadora do clube em questão, mas por observar e estar ao lado dos apelos populares, alem de usar um slogam muito apropriado e inteligente para a ocasião, usou de criatividade e irreverência para passar ao consumidor que também estavam na campanha para levar os Meninos da Vila para copa...


Gol da SEARA.

LINKS INTERESANTES


Vou colocar sempre alguns links interesantes neste Blog, mas hoje vou começar por meu Twitter, nele você encontra varias notícias de Marcas.


Veja também outros Links interessantes:


http://www.adg.org.br/ Site da ADG Brasil


DICA DE LIVRO



O livro "The Brand Gap – O Abismo da Marca", escrito por Marty Neumeier, um dos responsáveis pela gestão da marca de empresas como a Apple, Adobe, Kodak e HP, trata de gestão de marcas sob o prisma estratégico, representado pela necessidade premente da união entre a estratégia empresarial e a experiência de marca para o consumidor.

Para ele, tal união deve permitir às empresas construírem marcas carismáticas.

Um livro com uma diagramação irreverente que garante a vontade de ler rápido sem se cansar.

ERROS DE MARKETING


Camisa do Corinthians vale aula de Marketing
Por Erros de Marketing, do Mundo do Marketing | 17/05/2010 joaomarcos@tothetop.com.br

O patrocínio é uma das ferramenta de Marketing mais conhecidas. Em teoria, as marcas que decidem dedicar uma grande verba para aparecer em algum "acontecimento" têm dois ganhos: o da EXPOSIÇÃO (que contribui para a lembrança da marca) e o da ASSOCIAÇÃO com o conteúdo que está envolvido no patrocínio (o que ajuda a construir equity).

Alguns patrocínios custam milhões de reais e implicam em decisões estratégicas dento do plano de marketing de grandes empresas. Já escrevi nesse blog sobre a TIM ter contratado o Blue Man Group, por exemplo.

Também já escrevi sobre a recente decisão do Corinthians de aceitar um número bem maior de patrocinadores em sua camisa para arrecadar mais recursos, o que impactaria o nível de retorno que qualquer marca teria sobre o benefício da exposição, mencionada acima.

Mais de um ano se passou e a camisa do timão continua parecendo um uniforme de F1. A Batavo decidiu trocar o Corinthians pelo Flamengo, mas o time de Ronaldo conseguiu negociar um contrato maior com a Hypermarcas, uma empresa que se auto-denomina a "Procter & Gamble brasileira" e que anuncia praticamente uma aquisição por semana formando um portoflio de mais de 300 marcas que vão de laxante a adoçante.

Honestamente, acho que o caso da camisa do Corinthians vale por uma aula de Marketing. Vamos olhar o caso de cada marca que está estampada ali atualmente:












1) NEO QUÍMICA: uma marca de medicamentos genéricos. Antes de analisar se essa marca deveria estar aí, vamos dar um passo atrás: qual é o modelo de negócio de uma empresa de genéricos? Trata-se de uma empresa farmacêutica que consegue praticar preços aproximadamente 35% mais baixos que os medicamentos de referência porque não têm gastos com pesquisa / desenvolvimento e propaganda, afinal é um "genérico". Mas a competição e a ambição neste mercado aumentou e nasceu esta anomalia: marcas de produtos genéricos que querem se diferenciar. Já que a concorrência investe pesado nos médicos e nos balconistas de farmácias, a Hypermarcas decidiu dar a essa marca o melhor espaço no uniforme. É assim que eles vão querer ganhar da recomendação dos farmacêuticos?

2) BOZZANO: Quando a Hypermarcas comprou esta marca, já tinha em mente o plano de entrar no mercado de lâminas de barbear, dominado pela Gillette. Para provocar a marca líder, que é curiosamente comercializada pela "Procter & Gamble americana" e tem contrato mundial com o jogador Kaká, eles contrataram o Ronaldo e colocaram a marca nas mangas do Timão. Como resposta, a Gillette fechou um patrocínio bem maior com a seleção brasileira para a Copa do Mundo. E Ronaldo não foi convocado.

3) ASSIM: A marca irmã da Assolan foi "estrategicamente" posicionada na clavícula dos jogadores. Além de ter uma leitura prejudicada, sofre de um problema grave: dispersão (apesar de muitas mulheres gostarem de futebol e muitos homens ajudarem na casa, o fato é que a grande maioria dos expectadores de futebol ainda é formada por homens e a maioria das decisões de compra de sabão em pó é feita pelas mulheres).

4) AVANÇO: O desodorante que foi construído em cima do chavão "Com Avanço, elas avançam" agora está posicionado nas axilas do time do Corinthians. Esta posição garante que a marca apareça quase que somente no momento do gol, o que é até interessante. Mas... será que você gostaria de ter o "cheirinho" de jogador suado? O produto entrega toda essa "proteção"?

5) BANCO PAN AMERICANO: A única marca que não é da Hypermarcas está posicionada na borda da camisa. Por regra, esta parte do uniforme tem que estar colocada, obrigatoriamente, para dentro do calção. Na prática, sabemos que a exposição vai acontecer. Ok, vou então investir neste banco... afinal, todos os bancos que já estiveram na camisa do timão são confiáveis. Ops... o último banco que patrocinou o Corinthians (Excel Econômico) quebrou.

Por fim, vale lembrar que o Corinthians, no ano do seu centenário, ainda não conquistou nenhum título expressivo, ao contrário das expectativas.
Pois é... boa sorte aos patrocinadores.

O BLOG...


A verdadeira intenção deste Blogger é falar um pouco de Marcas, Branding, Marketing e Design, aqui você pode ler, comentar e se divertir neste espaço!! Bem vindo.