Em um país tão grande como o nosso e com uma diversidade cultural tão grande quanto sua extensão territorial não me admira que em algum determinado momento empresas multinacionais tenham enfrentado alguma dificuldade de se estabelecer no mercado Brasileiro, é necessario que qualquer empresa conheça bem onde quer investir ou distribuir seu produtos e de preferência que tente entender a cultura local, um belo exemplo disso é o Festival Folclórico de Parintins onde existem dois Bois folclóricos, de um lado representado pelo Boi GARANTIDO que é VERMELHO e do outro o Boi CAPRICHOSO que é AZUL, esta disputa nos dias do festival são tão acirradas que literalmente um lado da cidade se veste de vermelho e o outro lado se veste de azul, desde de 1985 a Coca Cola patrocina o evento mas encontrou sérios problemas pois um lado da cidade não consumia de maneira alguma o refrigerante por sua latinha ser tradicionalmente VERMELHA e a solução encontrada para este problema veio com a decisão inédita em mais de 100 anos da companhia norte-americana com a REGIONALIZAÇÃO do refrigerante que lançou uma lata de Coca Cola azul para contemplar o lado da cidade que torcia para o Boi Caprichoso.
Alguns anos atrás eu estive participando de uma palestra de Ariano Suassuna que levantou essa questão e contou esta história e logo depois de muitos aplausos calorosos e orgulhosos por verem a força da cultura sobre a Marca ele fez o seguinte comentário. "Não batam palma não, pois o povo deveria dar o devido valor a Cultura de sua região e eles deveriam tomar era guaraná que é um produto natural da Região" eu comecei a rir e dei total razão a Ariano
Agora, com toda essa renovação do Design de marcas e produtos no mercado, se a BRAHMA com essa história de Latinha vermelha quiser entrar em parintins vai ter que criar uma latinha azul logo logo, outros produtos já aderiram a essa força da cultura sobre a Marca.
Post muito bom velho! Blog tbm. Parabéns!
ResponderExcluirGui Dutra
Que legal. Não sabia dessa "história". Mas sei lá, meio bobagem eles não consumirem só pela cor da lata. Mas adorei a postagem, super cultural. Beijo!
ResponderExcluirpra vender, as empresas vão bem mais longe que isso, mas achei muito interessante essa história das cores da lata. Não sabia disso.
ResponderExcluirwww.teoria-do-playmobil.blogspot.com
é interessante como a embalagem pode influenciar, agora não consumir algo por causa de uma cor...
ResponderExcluirParabens pelo seu blog!!Muito bom!!Vou te seguir
se quiser, conheça o meu http://artegrotesca.blogspot.com
sabes que no estádio Olímpico (Grêmio) não se vende coca col;a da lata vermelha nem ks, desde 99 que a coca lançou uma série especiqal de rótulo azul para vender la. a lata azul criada para parintins também vende la
ResponderExcluirNunca imaginei que a coca cola tivesse essa atitude, porque eu venho observando a algum tempo que as garrafas de 600 ml estavam vindo com a tampinha de cor diferente e aos poucos todas as garrafas mudaram. Isso demonstra a importância da identidade de uma marca. Por isso, a atitude de mudar a lata inteira por causa de um festival folclorico do interior do Brasil me surpreendeu. materia interessante!!
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