quinta-feira, 26 de maio de 2011

A MARCA e o PLÁGIO

Estamos vivendo em uma sociedade com um grande crescimento econômico e muito consumista, junto desse crescimento vem essa tal de Pirataria que tira o sono de muita gente, agora, com toda certeza uma das grandes dores de cabeça do empresariado é o Plagio, e essas dores de cabeça são proveniente de duas causas bem distintas.


A Primeira é quando um empresário que tem a “BRILHANTE” idéia de copiar uma Marca famosa em parte ou em sua Totalidade, Copiar uma Marca famosa traz para muitas pequenas empresas a possibilidade de reconhecimento e ou atração de muitos clientes, mas o certo é que por mais irreverente que isso possa ser com certeza trará conseqüências e constrangimento ao usar uma marca o pior é que este mesmo empresário terá que reformular sua marca e refazer uma nova identidade visual, e se este mesmo empresário já tiver estabelecido no mercado ele acaba jogando no lixo a identidade e toda a característica de sua empresa alem de ficar conhecida como a empresa ou loja que teve que mudar pois foi processada pela Marca que ela imitava.


Será que isso vale a pena?


A Segunda dor de cabeça é quando se contrata um Designer inexperiente, não criativo ou espertalhão que toma esta mesma atitude de copiar uma determinada marca em parte ou em sua totalidade e isso é mais comum do que você imagina caro leitor pois eu já tive a oportunidade de ver Lojas de pessoas conhecidas passar por estes problemas. Recentemente vi um caso específico em que um designer copiou completamente uma marca de uma loja de um produto alimentício “Gelado” e depois o dono da loja descobriu que sua marca plagiou quase que em sua totalidade a marca de uma grande empresa de fabricação e distribuição de alimentos “Gelados” de outro estado, agora ele esta em meio a um grande prejuízo por causa de um “Designer” Preguiçoso e irresponsável.


Exatamente, por isso vale a pena pagar um pouco mais e contratar um Designer competente e quando for contratar, peça para ver um portfólio, isso com certeza ajudará na escolha pois se ele viver imitando alguém com certeza através deste portfólio você saberá.


Neste post vou usar o Mc Donald’s como exemplo destas artimanhas!



Por ser uma marca muito conhecida no mundo ela também é uma marca muito copiada, Tenho quase certeza que em sua cidade você já viu algum Caso desses, e se não viu verá muitas marcas sendo copiadas ou usadas indevidamente, veja estes exemplos











Hoje nós vivemos em um mundo muito globalizado com um mercado econômico muito dinâmico e aquecido e nada passa despercebido para essas grandes marcas e elas vão atrás destes Plagiadores mesmo quando eles estão em cidades pequenas.

Fica um conselho, CRIATIVIDADE é fundamental para o sucesso!




3 comentários:

  1. kkkkkkkkk cada mc donald's mais bizarro.. ja tinha ouvido falar q o país q mais faz isso é a China.... por acaso andei postando sobre as marcas panco e seven boys, q são identicas, mas não por questao de plagio...

    ResponderExcluir
  2. Gosto de seu texto e de "seus artigos". Porém, é extremamente necessário que você passe a utilizar pontuação (vírgula) para deixá-los para 'palatáveis'. Principalmente porque seus períodos são longos (na maioria).

    Só uma dica, desejando que fique cada dia melhor. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dica Absorvida... Apesar de não postar nada a algum tempo, fico grato por suas observações e prometo melhoras em breve!!

      Excluir