quarta-feira, 9 de junho de 2010

A LOGO da COPA 2014 e sua Polêmica!

Durante todo o dia de 01/06, vários Designers e leitores do Portal 2014 manifestaram sua grande decepção com a marca escolhida pela Fifa para a Copa de 2014 no Brasil. Além de muitas críticas sobre o logotipo, varias pessoas levantaram dúvidas sobre o processo de escolha da marca, envolto em grande "mistério": Para se ter uma idéia, não se sabe quem são seus autores, ou mesmo se seriam brasileiros ou não. Duvidas também quanto ao critério da entidade para escolha dos "notáveis" que julgaram os trabalhos.


no Link Confira a matéria que foi publicada pelo site Globo Esporte.com nesta terça dia 01/06/2010.

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/06/brasil-ja-tem-logo-para-copa-2014.html#


Alexandre Wollner, Designer renomado e um dos precursores do design moderno brasileiro, criador de alguns logotipos que se tornaram ícones da cultura visual do Brasil, como os das empresas Itaú, Philco e Hering resumiu em uma palavra seu espanto com o logo: "É lamentável".


Wollner fez a seguinte análise do logo: "Em cores, parece uma cara coberta pela mão num ato de vergonha; horrível. Não é uma marca, é uma ilustração de um artigo "a vergonha do brasil" (de ter perdido o campeonato)! Os 'notáveis' devem ter comparado com outros desenhos de baixo nível". E finaliza, surpreso: "Mas afinal, quem participou do concurso?! Teve concurso?". Wollner ainda manda um recado aos 'notáveis", para que imitem o ato de vergonha por terem escolhido este desenho.


Particularmente duvido muito que esta Marca fique sendo oficial e também não acredito que o designer Hans Donner tenha realmente escolhido essa logo, quero acreditar realmente que isso tenha sido um grande equivoco Gráfico, O Brasil merece muito mais que isso!!

Existem algumas marcas bem mais interesantes!!


Entre os designers brasileiros, o caso gerou decepção e polêmica, já que havia um acordo entre a ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) e a Fifa para que o processo de definição das marcas da Copa de 2014 fossem coordenadas pela entidade brasileira. Os profissionais da área decidiram reunir-se para tirar uma posição conjunta da classe. Não percam o próximo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário