quarta-feira, 28 de julho de 2010

A força da cultura sobre a MARCA!



Em um país tão grande como o nosso e com uma diversidade cultural tão grande quanto sua extensão territorial não me admira que em algum determinado momento empresas multinacionais tenham enfrentado alguma dificuldade de se estabelecer no mercado Brasileiro, é necessario que qualquer empresa conheça bem onde quer investir ou distribuir seu produtos e de preferência que tente entender a cultura local, um belo exemplo disso é o Festival Folclórico de Parintins onde existem dois Bois folclóricos, de um lado representado pelo Boi GARANTIDO que é VERMELHO e do outro o Boi CAPRICHOSO que é AZUL, esta disputa nos dias do festival são tão acirradas que literalmente um lado da cidade se veste de vermelho e o outro lado se veste de azul, desde de 1985 a Coca Cola patrocina o evento mas encontrou sérios problemas pois um lado da cidade não consumia de maneira alguma o refrigerante por sua latinha ser tradicionalmente VERMELHA e a solução encontrada para este problema veio com a decisão inédita em mais de 100 anos da companhia norte-americana com a REGIONALIZAÇÃO do refrigerante que lançou uma lata de Coca Cola azul para contemplar o lado da cidade que torcia para o Boi Caprichoso.
Alguns anos atrás eu estive participando de uma palestra de Ariano Suassuna que levantou essa questão e contou esta história e logo depois de muitos aplausos calorosos e orgulhosos por verem a força da cultura sobre a Marca ele fez o seguinte comentário. "Não batam palma não, pois o povo deveria dar o devido valor a Cultura de sua região e eles deveriam tomar era guaraná que é um produto natural da Região" eu comecei a rir e dei total razão a Ariano

Agora, com toda essa renovação do Design de marcas e produtos no mercado, se a BRAHMA com essa história de Latinha vermelha quiser entrar em parintins vai ter que criar uma latinha azul logo logo, outros produtos já aderiram a essa força da cultura sobre a Marca.


6 comentários:

  1. Post muito bom velho! Blog tbm. Parabéns!

    Gui Dutra

    ResponderExcluir
  2. Que legal. Não sabia dessa "história". Mas sei lá, meio bobagem eles não consumirem só pela cor da lata. Mas adorei a postagem, super cultural. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. pra vender, as empresas vão bem mais longe que isso, mas achei muito interessante essa história das cores da lata. Não sabia disso.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. é interessante como a embalagem pode influenciar, agora não consumir algo por causa de uma cor...
    Parabens pelo seu blog!!Muito bom!!Vou te seguir
    se quiser, conheça o meu http://artegrotesca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. sabes que no estádio Olímpico (Grêmio) não se vende coca col;a da lata vermelha nem ks, desde 99 que a coca lançou uma série especiqal de rótulo azul para vender la. a lata azul criada para parintins também vende la

    ResponderExcluir
  6. Nunca imaginei que a coca cola tivesse essa atitude, porque eu venho observando a algum tempo que as garrafas de 600 ml estavam vindo com a tampinha de cor diferente e aos poucos todas as garrafas mudaram. Isso demonstra a importância da identidade de uma marca. Por isso, a atitude de mudar a lata inteira por causa de um festival folclorico do interior do Brasil me surpreendeu. materia interessante!!

    ResponderExcluir