terça-feira, 27 de julho de 2010

Guaraná Jesus ganha maior prêmio de design do mundo



O Guaraná Jesus de São Luis do Maranhão ganhou o premio de melhor estratégia de Marketing no premio internacional de Excelência em Design o IDEA, mas tudo começou assim, em 2001 a Coca-Cola comprou os direitos de produção do guaraná e desde então vem produzindo, logo após a compra a Coca-Cola certamente modificaria a imagem do produto, mas a grande idéia foi fazer um concurso para escolher o novo rótulo da latinha e lançou uma campanha via Internet e SMS para todo Brasil e uma campanha de TV local para escolher entre os Três modelos.

O modelo de rotulo vencedor foi produzido pela DIA Comunicação e foi criativamente inspirado nos azulejos coloniais Portugueses que estão nas construções de São Luis, uma ótima iniciativa da Coca Cola que fez uma campanha assertiva sem descaracterizar a identidade do produto já que o guaraná Jesus é na verdade um marco cultural de São Luis do Maranhão, um sucesso em vendas e líder de curiosidade no país inteiro



Curiosidade 1: o Guaraná Jesus foi criado em 1920 por acidente pelo farmacêutico JESUS NOBERTO GOMES que tentava criar um xarope mas a experiência deu errado e o xarope gaseificado fez sucesso e acabou levando seu nome.

Curiosidade 2: Quem disse que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? a famosa COCA-COLA também foi uma formula farmacêutica que deu errado e hoje é um sucesso, será que foi por isso que a Coca comprou o guaraná ou seria porque o guaraná é líder de vendas? Logo após a campanha as vendas do Guaraná Jesus cresceram 17%, segundo a consultoria Nielsen.


Esta é a Campanha de TV que foi divulgada em São Luiz, Vale a pena dar uma espiadinha!



HISTÓRICO

Guaraná Jesus é um refrigerante de cor rosa com sabor adocicado, lembrando vagamente cravo e canela, devido a estes serem dois de seus ingredientes, segundo a lenda, 17 ingredientes, muito popular no estado do Maranhão.

1920 – Acidentalmente, foi criada a fórmula do Guaraná Jesus, pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, na cidade de São Luís no estado do Maranhão, quanto tentava sintetizar um remédio. Partes dos ingredientes que compõe o refrigerante estão extratos de guaraná, cafeína, teofilina e teobromina.

1960 – A família Jesus manteve fábrica própria até o início da década de 60, neste período, a fábrica foi vendida para a entãoCervejaria Antarctica Paulista, mas não a marca. Naquela ocasião, os representantes da família acusaram a fábrica de adulterar e boicotar a venda do produto, iniciando uma briga judicial. Após anos, o contrato foi rompido.

1980 – A marca de refrigerante Guaraná Jesus é vendida para a Companhia Maranhense de Refrigerantes.

1981 – A Companhia Maranhense de Refrigerantes passa a engarrafar o Guaraná Jesus.

2001 – A “The Coca-Cola Company”, compra os direitos sobre a marca “Guaraná Jesus”.

2006 – A “Renosa”, franqueada da “The Coca-Cola Company” compra a “Companhia Maranhense de Refrigerantes”, seguindo a comercialização do Guaraná Jesus somente no estado do Maranhão.

2008 – No final do ano, a Coca-Cola lançou uma campanha para que o povo Maranhense escolhesse a nova identidade visual das embalagens do Guaraná Jesus.

2010 – Devido a uma campanha de 2008 para a nova identidade visual das embalagens, ganhou em primeiro lugar, na categoria melhor estratégia de marketing, o Prêmio Internacional de Excelência em Design (Idea).


Pesquisa do Histórico retirado integralmente do Wikipédia

4 comentários:

  1. Boa mesmo é a Soda Phoda.

    ResponderExcluir
  2. eu não sabia disso!!! q coisa!! gostei!! bem diferente...ainda não chegou aqui isso..

    ResponderExcluir
  3. adorei o post do guarana jesus.. nao conhecia essas curiosidades!

    Hallison Fonseca

    ResponderExcluir
  4. Bem que eu achava esse guaraná mais pra xarope!(risos)..matei todas as minhas curiosidades sobre refri que me viciou quando eu estive em São Luís mesmo achando o sabor esquisito!

    ResponderExcluir