sábado, 27 de novembro de 2010

ESTAR NO LUGAR CERTO NA HORA CERTA!


A melhor forma de divulgar uma marca as vezes é transformar o contato entre MARCA e CLIENTE em uma experiência de satisfação e prazer, isso faz com que ela se fixe na mente do consumidor e faça parte de seu dia a dia com alegria, bom, vamos então supor que você venha a receber de uma determinada empresa “MARCA” um brinde!? Claro, dependendo do valor do brinde esse contato e lembrança se estreita, essa prática pode se tornar um grande braço do Marketing quando bem aplicado um bom exemplo disso foi o que a VOLKSWAGEN fez nos EUA no programa da OPRAH divulgando o seu NEW BEETLE 2012, a principio seria falar do novo veículo mas para surpresa da platéia de OPRAH, todos ganharam um NEW BEETLE 2012 novinho, agora, até essas pessoas receberem, imagine o quanto esse veículo será divulgado por cada pessoa que recebeu o seu, e por cada pessoa que assistiu ao programa... Incluindo a minha pessoa, que me motivou a escrever este Post.


Essa sim foi uma grande Sacada da Montadora Alemã que uniu a Tecnologia e segurança da MARCA junto a Credibilidade e audiência da apresentadora OPRAH em um inacreditável BRINDE... Isso sim é o que eu chamo de ESTAR NO LUGAR CERTO NA HORA CERTA!

Assista ao vídeo logo abaixo!


.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A força da cultura sobre a MARCA - PARTE 2


Em um post anterior eu havia comentado como a força da cultura pode modificar até as características de uma logo ou produto de uma empresa para que ela possa se adequar as exigências de um determinado local ou evento, na maioria dos casos a PAIXÃO é a grande responsável por estas mudanças.

A mudança desta vez é realmente referente a Paixão, em NATAL, Capital do Rio Grande do Norte existe um Clube de Futebol chamado (ABC.FC) cuja a principal característica é ser Alvinegro em suas cores, para seu uniforme foi sugerido que todos os Patrocinadores eliminassem suas cores para deixar o Uniforme da temporada 2010 completamente ALVINEGRO, Compreendendo a PAIXÃO de seus torcedores pelo clube de coração todos eles cederam em favor da força da cultura e ficaram Preto e Branco.


Clique na Imagem para Ampliar




ATENÇÃO AOS DETALHES


Existe uma velha frase que diz que o diabo mora nos detalhes, eu iria até mais longe que isso, basta um pequeno descuido para que um estabelecimento as vezes tenha sua reputação arranhada ou seja ridicularizado, não é raridade ver que alguns colaboradores de algumas empresas não tenham cuidado ou capricho na função desempenhada, pois, é muito comum entrar em alguns estabelecimentos e ver pequenos erros recorrentes ou ver erros grandes e grosseiros, a poucos Meses atrás fui fazer minhas compras em um GRANDE mercado e me deparei com dois erros, um erro de português que com certeza passa despercebido para muitas pessoas, outro um erro grosseiro de incompatibilidade entre PRODUTO x ANUNCIO e o pior é que eu mostrei esse erro para o gerente que fez pouco caso e deixou o mesmo produto e o mesmo anuncio durante Quase 1 Mês...

Clique na Imagem para Ampliar.

Dentro destes Grandes Mercados Varejistas é mais comum do que se imagina encontrar estes erros e por sua vez identificar também erros de relacionamentos entre Colaborador x Cliente, existem colaboradores que se quer sabem onde fica uma sessão de um determinado produto, Isso faz você pensar como anda o relacionamento entre colaborador x empresa e como esses colaboradores fazem os produtos chegarem até o consumidor final, eu fico me perguntando onde está a falha?


- Os Colaboradores são realmente capacitados para a função?


- Seria Falta de Informação ou instrução?


- A empresa realmente capacita seus colaboradores?


- Por se tratar de um Comercio Varejista onde existe uma infinidade de produtos é comum errar?


- É o conjunto de tudo isso e um pouco mais?


Hoje em dia é muito mais comum do que se pode imaginar ver consumidores lutando veementemente por seus direitos até por mínimos detalhes, estamos todos muito mais atentos do que antes, e é muito ruim quando você entra em um Comercio e se depara com produtos e anúncios errados ou pior, ser mal atendido...


As pequenas empresas estão brigando com as grandes melhorando a visualização e organização de seus produtos e principalmente no quesito ATENDIMENTO, mas isso é assunto para um próximo post, mas, o que vocês acham de tudo isso? Já viram erros desta natureza em suas compras?


ATÉ MAIS...

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Top Of Mind revela marcas mais lembradas por consumidores


Em São Paulo - O prêmio Folha Top Of Mind revelou na noite desta terça-feira (26), em festa no HSBC Brasil, em São Paulo, as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros em 52 categorias (40 delas em produtos diferenciados e 12 em categorias especiais).

Neste ano, o Top Of Mind comemora 20 anos de atividades. Sendo assim, o prêmio também anunciou ao mercado as seis marcas mais lembradas pelos consumidores durante as duas décadas do evento: Coca-Cola, Hellmann's, Kibon, Omo, Philips e Volkswagen.

Dentre as marcas mais lembradas no Prêmio São elas:

Aparelho de telefone celular: Nokia
Aparelho de TV: Philips e Semp Toshiba
Aspirador de pó: Arno
Notebook: Dell, LG, Samsung, Semp Toshiba e Positivo
Fogão: Brastemp e Dako
Geladeira: Consul
Carro: Volkswagen
Lavadora de roupa: Brastemp
Pasta de dente: Colgate
Fraldas descartáveis: Pampers
Sabonete: Lux
Protetor solar: Sundown
Aparelho de barbear: Gillete
Shampoo: Seda
Desodorante: Rexona
Cerveja: Skol
Chocolate: Nestlé
Leite: Ninho, Parmalat e Itambé
Maionese: Hellmann's
Margarina: Qualy
Adoçante: Zero Cal
Azeite: Gallo
Refrigerante: Coca-Cola
Sorvete: Kibon
Biscoito: Bauducco, Mabel, Passatempo, Trakinas e Fortaleza
Sabão em pó: Omo
Combustível: Petrobras
Pilha: Rayovac
Pneu: Pirelli
Tinta de parede: Suvinil
Banco: Banco do Brasil
Caderneta de poupança: Caixa Econômica Federal
Cartão de crédito: Visa
Operadora de celular: Vivo
Plano de saúde: Unimed
Seguros: Bradesco Seguros
Companhia aérea: TAM
Loja de móveis e eletrodomésticos: Casas Bahia
Material esportivo: Adidas
Supermercado: Carrefour e Extra

Criado para o jornal Folha de S. Paulo pelo Instituto de Pesquisa Datafolha, o prêmio é resultado de um levantamento anual feito por amostragem com a população adulta brasileira. O estudo foi produzido com base em mais de 5 mil entrevistas, divididas em duas amostras com homens e mulheres, com idade igual ou superior a 16 anos, de todos os níveis sociais e escolaridades

* Matéria retirada em partes da EXAME.COM - http://tinyurl.com/29p7vah

Mais uma da Coca-Cola?


Ando Falando tanto da Coca-Cola que acho que a empresa vai acabar me contratando!! mas o caso é o seguinte, o designer francês Jerome Olivet, criou uma embalagem com um design futurista para a emblemática garrafa da Coca Cola, Chama carinhosamente de "Mystic" ganhou linhas arrojadas sem perder sua principal característica, uma garrafa cheia de curvas...

Coca-Cola Mystic

A variante para a garrafa de Coca-Cola, segundo o designer, não foi uma tentativa de criar uma embalagem eco-friendly, mas apenas um exercício para expressar a felicidade em três dimensões. Tudo dentro do conceito Coca-Cola: "Abra a Felicidade".

A Marca e o Marketing de Guerrilha!


Mas afinal, o que é Marketing de guerrilha? O que ela tem haver com as grandes marcas? Muito vem se falando desta pratica ultimamente, mas na verdade é uma tática antiga...

O termo marketing de guerrilha vem da guerrilha bélica, ou seja, é um tipo de guerra não convencional no qual a principal estratégia é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros. Por princípio, as ferramentas de Marketing de Guerrilha são utilizadas por empresas menores com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem, um dos exemplos famosos do marketing de guerrilha foi a utilizado no final do campeonato brasileiro de 2000 na copa João Avelange onde na final entre Vasco x São Caetano a aquipe do Vasco da Gama entrou com uma camisa com o logotipo do SBT estampado no uniforme, tudo normal se a partida não tivesse a transmissão exclusiva da Rede Globo!

Que grande golpe para Globo ver angustiantes 90 minutos de uma partida onde a emissora era obrigada a mostrar o símbolo do SBT para todo Brasil, Digamos que o SBT teve a mesma audiência que a Globo no maior horário de pico! para quem acompanhou aquela histórica partida pode presenciar o quanto a Globo evitou dar Closes nos jogadores, já que a qualquer close seria mostrado o símbolo da emissora de TV concorrente a que detinha os direitos e transmitia os jogos ao vivo.