quinta-feira, 19 de maio de 2011

UMA QUESTÃO PROFISSIONAL.

Vou aproveitando os acontecimentos do dia de ontem 18 de Maio de 2011 para noticiar que seguiu para Câmara dos Deputados em Brasília o projeto de lei Nº 1391/2011 encaminhado pelo Deputado José Luiz Penna (PV de São Paulo), mas afinal que projeto é esse?


O Projeto de Lei Nº 1391/2011 Dispõe sobre o exercício Profissional de DESIGN.


A muito tempo venho batendo na mesma tecla e defendendo a regulamentação do profissional em DESIGN algumas pessoas ficam até arrepiadas quando se fala deste tema tão polemico, mas na verdade de polemico ele não tem absolutamente nada, pois garante e assegura os direitos e deveres aos profissionais de Design de todo país, a causa de tanto medo é a obscuridade, o mercado prostituido e a libertinagem onde qualquer pessoa pode se denominar DESIGNER sem necessitar comprovar seu exercício profissional e leiloar clientes, isso quando não são os clientes que se aproveitam da situação e fazem verdadeiras garimpagens de profissionais que se sujeitam a receber pouco por serviços grandiosos ou quando pagos o que é pior!


Outra situação são aqueles profissionais que estão no mercado e nunca se quer fizeram um curso de Design, bom destes profissionais eu tenho algumas ressalvas, pois muitos deles são excelentes e talentosos Designers, mas não se formaram porque não havia um curso profissionalizante ou uma Universidade em sua Cidade e ou Estado que lhes oferecesse a oportunidade, mas para este profissional que se tornou responsável e qualificado o seu portfólio já o credencia para tal função, podendo ele até fazer um curso de Graduação Técnica com bônus para apresentação do portfólio com trabalhos comprovados.


Do outro lado existem aqueles que sabem usar um programa gráfico e se dizem DESIGNERS, e destes eu tenho medo! Uma grande parcela destes “Aventureiros” são contra a profissionalização do Design, pois atrapalharia sua liberdade de fazer qualquer trabalho cobrando qualquer preço e não tendo responsabilidade nem competência para com os clientes, o mercado e a profissão de DESIGN.


Em caso de resistência aos fatos será que você entregaria seu corpo para uma cirurgia a um médico sem registro profissional? A um Dentista? Advogado? A um Contabilista você entregaria as finanças de sua empresa sem ele ter registro só porque ele é muito bom de matemática?


Acesse o link do projeto que está no site do Deputado: http://www.deputadopenna.com.br/site2011/?p=376


Entenda mais sobre o assunto no link da ADEGRAF

http://www.adegraf.org.br/downloads/regulamentacao.pdf


É uma questão de Ética e respeito a profissão, veja este vídeo elaborado pela ADG – Associação dos Designers Gráficos do Brasil.


Vamos esperar o resultado do congresso já que este projeto foi apresentado varias vezes e sempre arquivado!


Cuidado em quem você deposita o voto, pois pior do que tá eu acho que fica sim!


O QUE É DESIGN?


Até o Próximo Post!

2 comentários:

  1. Cara gostei do teu blog, tambem adoro propagandas provocativas com a concorrencia.(faz lembrar do futebol de antigamente nas provocações dos jogadores com o adversario)
    dar uma passada no sitonizados tbm'
    www.sitonizados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. cara agora em relação a essa postagem sobre O Projeto de Lei exercício Profissional de DESIGN. achei a postagem sensacionalista,principalmente comparando um designer a um medico( funções e responsabilidades totalmente diferentes)

    mas no geral seu blog ta bom

    ResponderExcluir