Vamos fazer um exercício de imaginação, Imaginemos como seria nosso mundo sem um “rótulo ou numero” de identificação, Já pensou como seria sem números de documentos ou números de placas nos veículos, e como seria se produtos em uma prateleira de mercado tivessem a mesma embalagem, sem nenhuma identificação numérica ou visual, e agora!! que produto eu levo? e o sabor como é?... Ufa, acorde! Nós não estamos vivendo este pesadelo! Provavelmente seria um caos heim?
A vários séculos atrás para identificar suas cabeças de gado os fazendeiros para fugir deste pesadelo, marcavam seus animais com um ferro quente dando a eles um símbolo de sua propriedade, Na Europa os clãs familiares usavam símbolos heráldicos muito comuns para identificar a procedência familiar. No mundo inteiro nós temos nossos números de documentos para nos diferenciar uns dos outros, já parou para pensar quantos José Antonio ou Maria de Fátima existem em seu bairro?
Pois bem, para isso existe a Marca que é um dos principais elos de ligação entre produto ou serviço e o consumidor, hoje em um mundo tão competitivo e com acesso ilimitado a informações faz-se necessário uma atenção especial a este componente tão importante para uma empresa, o consumidor tem inúmeras formas de se certificar como e que produto ou serviço ele deseja usar, e se por acaso, este alcançar as suas expectativas e desejos existe ai um vinculo, um elo criado, e este vinculo pode gerar uma identidade, fidelidade e em casos mais específicos o cliente defende e propaga voluntariamente a satisfação ou ação benéfica que esta Marca venha a lhe trazer, em Determinadas situações as Marcas viram símbolos de status, sucesso e prestígio que classificam quem são os usuários destas Marcas e onde elas estão posicionadas na sociedade, isso demonstra que uma Marca é uma Identidade, e não apenas visual, mas sim uma identidade criada através deste vinculo intangível entre o desejo do consumidor e o elemento gráfico que ela representa, aqui a Marca ganha vida própria e muitas vezes ela muda até o foco de negócios de muitas empresas ou ganha um valor muito maior do que todo seu patrimônio material.
Existem um estudo, um conjunto de ações que identificam como este fenômeno de aproximação entre um CLIENTE e uma MARCA ocorre e damos o nome de BRANDING se pesquisarmos teremos vários significados para este termo mas em um rude resumo é o estudo deste elo de ligação entre marca e cliente.
(Emerson Dantas)
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