quinta-feira, 24 de março de 2011

Nova logo de O BOTICÁRIO


Gente, mais uma novidade no mundo das marcas, nesta quinta feira 24 de Março O BOTICÁRIO apresentou sua logo comemorativa aos seus 34 anos de existência, a logo foi criada pela agência Future Brand, as mudanças foram bastante significativas e vão da escrita a mudança das cores, segundo a agencia na letra “B” a tipografia foi criada com um floreado ao redor para dar destaque a Feminilidade, a cor Verde sai de cena e entra tons de rosa e marrom, segundo a agencia podem existir várias combinações de cores para a marca, segue abaixo a imagem da nova logo:



Bom eu tenho minhas opiniões pois acho muito perigoso mexer em uma marca consolidada no mercado, até defendo que a cada 5 ou 7 anos as empresas devem rever como suas marcas se comunicam com o mercado e se houver alguma necessidade, é sempre bom mudar, mas nesse caso em particular não é só a identidade visual ou Estética da marca que deve ser levado em consideração, já faz um bom tempo que trabalho como Designer e uma coisa que eu aprendi com o tempo é que uma marca deve ser trabalhada principalmente pensando no consumidor final, e é ele quem deve ser submetido a testes e exposição, isso bem longe dos olhares técnicos de uma agencia, pois é ele, o consumidor que incorpora a identidade visual, da vida a Marca ou a condena... Se uma Marca não criar uma identificação com o publico, o gasto para fazê-la ser “engolida” de goela abaixo é muito pior. (Ai Tome Propagandas e Marketing em altas dosagens) pois a reformulação da marca que o "Cliente Empresa" queria acaba se tornando um pesadelo e um gasto sem tamanho.


Neste Caso de O Boticário duas coisas devem ser levadas em consideração:


1º A IDENTIFICAÇÃO - já existe um vinculo criado com o publico pois a marca antiga é muito agradável, leve, legível e FEMININA. (Lembrando que o Publico final são as MULHERES, e que na maioria dos casos são elas que compram até os perfumes masculinos para seus parceiros)


2° A APRESENTAÇÃO - a nova logo tem traços leves no "B" mas no todo é uma imagem pesada, escura, confusa e não combina em nada com a alma Feminina. (Particularmente falando me causou repulsa.)


Espero que a agência tenha feito uma apresentação publica para teste antes de lançar no mercado e que realmente o publico se identifique pois sou fã da MARCA e desejo sucesso, se a agência fez um trabalho de pesquisa antes e os resultados apontaram para este caminho, parabéns a agência, pois é assim que se deve trabalhar, mas vamos esperar a reação do publico consumidor.


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