sexta-feira, 25 de junho de 2010

A polêmica da bola que virou marca.



Sabe aquela sentença que diz: “Falem mal, mas falem de mim!” pois é, no Futuro quando alguém comentar sobre a copa na África do Sul certamente vai lembrar-se da temida, porem simpática, JABULANI. Dona de um Design arrojado e muito bonita a bola enfrentou muitas criticas dos goleiros por provocar curvas quando um jogador a chutava para o gol, mas de tanto reclamarem ela ganhou um destaque especial na copa, tanto que virou um símbolo, uma MARCA da competição... No Brasil ela ganhou um Marketing espontâneo muito forte quando CID MOREIRA com sua voz imponente Parodiava as peripécias da bola como as narrações do Mr. M, por este e tantos outros motivos a JABULAAAAAAAAANI já vendeu Mais de 13 milhões de unidades gerando um faturamento de mais de € 1,5 bilhão desde o início do ano.


Quem anda rindo a toa é o responsável pela comunicação da ADIDAS ao redor do Mundo, o holandês Thomas Van Schaik, pois já foram vendidas 25% a mais de unidades em relação a copa passada, e a copa ainda nem acabou!!


Thomas só ficava irritado quando ouvia as críticas que a bola recebia dos jogadores.

“No começo, diziam que a bola era ruim para os goleiros, que saiam muito do gol, Depois da primeira rodada, vieram me perguntar se a bola atrapalhava os atacantes. E era o mesmo jornalista inglês”, disse.


terça-feira, 15 de junho de 2010

Briga das marcas Rayovac X Duracell acaba na justiça.


Em uma ação de Marketing de guerrilha a Rayovac quer mostrar que sua pilha dura tanto quanto a concorrente, e com tanta convicção, em uma de suas peças publicitárias fizeram questão de dizer e mostra qual era o concorrente em questão, a imbativel DURACELL... É amigo, mas mexer coma marca alheia é o mesmo que xingar o filho dos outros e isso pode ter consequência, aliás pode não, Teve...

A ação da Rayovac repercutiu em todo o país. Porém, a Duracell acionou o departamento jurídico da Procter & Gamble a fim de retirar a sua marca da campanha elaborada pela sua concorrente. Além desta ação civil, a Duracell pede indenização e ainda enquadra a Rayovac em uma ação criminal contra a marca.

A Duracell entende que a campanha pecou ao "violar o direito de marca" e de acordo com a legislação brasileira, para utilizar uma marca qualquer – que não seja a sua - em uma estratégia de comunicação, é preciso ter a autorização da mesma. E não foi isso o que aconteceu no desafio Rayovac X Duracell.

A Marca de um DITADOR


Hoje o Brasil estréia contra a Coréia do Norte na Copa e pensei bastante sobre um palpite para colocar nos bolões da vida e de tanto meditar e ver o contexto político de nossos adversários acho que no Jogo do Brasil, meu palpite é 1º Tempo Bra 1 x 0 Coreia, durante o intervalo de jogo Kim Jong-il liga dizendo que vai matar todo mundo se a coreia perder, o técnico vai a loucura já que caiu na besteira de prometer uma vitória para o tão compreensivo ditador, depois de um segundo tempo cheio de pavor, os jogadores da Coréia ficam desesperados e o Brasil vai fazer mais 4.

Antes de terminar a partida a comissão técnica da Coréia vai explicar a situação para Dunga e muito compreensivo Dunga da uma instrução final para que haja uma falha na zaga e a Coréia faz seu gol de honra em nome de Kim Jong-il, assim Julio Cesar diz que foi culpa da JABULANI e todos os jogadores da Coréia salvam suas peles e o ditador perdoará seus atletas e elege o jogador que fez o gol como um herói representante de uma nação que não se entrega nem a mais dura batalha, até porque perder de 5 x 0 é feio, mas 5 x 1 está de bom tamanho e este é o meu palpite final. BRASIL 5 x 1 CORÉIA DO NORTE.

OPS... Errei o placar, só deu 2 x 1 mas ainda acho que o gol no fim foi para salvar a pele deles da ira de Kim Jong-il... hehehehehe.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

PEUGEOT de cara nova.

A Peugeot apresentou no inicio do ano em Paris sua nova identidade visual. A principal mudança foi feita no famoso leão: agora suas linhas estão mais suaves e numa postura mais decisiva. O símbolo ganhou tratamento metalizado e o fundo azul foi substituído pelo branco.

O nome “Peugeot” também teve a fonte de texto trocada por um estilo mais leve e agradável. A Peugeot revela que o cupê RCZ será o primeiro carro a ostentar a nova logomarca ainda nos próximos meses.

Com a mudança do logo, toda a programação visual das concessionárias e outros materiais de divulgação será alterado daqui para a frente para dar uma cara global à marca.


Dodge lança sua nova Logomarca


A Chrysler apresentou a nova logomarca que será usada pela Dodge. A marca será voltada para os veículos de alta performance e o logotipo acompanha a ideia, com o nome escrito em letras maiúsculas e duas barras vermelhas atrás do E.


Depois de ser comprado pela Fiat, o Grupo Chrysler recebeu uma série de mudanças estruturais. Agora quem está diferente é o logotipo da marca Dodge.

Apesar do novo logo, o cabrito montanhês será utilizado pelos veíclos da RAM

O "cabrito montanhês" não será aposentado, e passa a ser usado apenas na divisão de caminhões e pick-ups pesadas RAM. Nos veículos da Dodge o logo não terá as duas faixas diagonais em vermelho, que aparecerão apenas em publicidades da montadora.



COPA e CAMPANHA


A copa e a campanha já começaram! Ontem no lançamento oficial da candidatura de Dilma a presidência da Republica já dá para perceber algumas semelhanças com a candidatura de outro presidente. Veja a comparação da Marca de Dilma 2010 e Obama 2008, essa notícia foi retirada da folha de São Paulo de hoje 14/06/2010.





quinta-feira, 10 de junho de 2010

MARCA TRICAMPEÃ


Daqui a poucos minutos teremos a abertura da copa de 2010 e em época de Copa, uma MARCA Tricampeã está de volta aos campos, veja esta matéria do mês de Maio da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios clicando no link a seguir e conheça um pouco mais de nossas marcas esportivas, vale a pena ler! http://tinyurl.com/2fngg3p

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A LOGO da COPA 2014 e sua Polêmica!

Durante todo o dia de 01/06, vários Designers e leitores do Portal 2014 manifestaram sua grande decepção com a marca escolhida pela Fifa para a Copa de 2014 no Brasil. Além de muitas críticas sobre o logotipo, varias pessoas levantaram dúvidas sobre o processo de escolha da marca, envolto em grande "mistério": Para se ter uma idéia, não se sabe quem são seus autores, ou mesmo se seriam brasileiros ou não. Duvidas também quanto ao critério da entidade para escolha dos "notáveis" que julgaram os trabalhos.


no Link Confira a matéria que foi publicada pelo site Globo Esporte.com nesta terça dia 01/06/2010.

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/06/brasil-ja-tem-logo-para-copa-2014.html#


Alexandre Wollner, Designer renomado e um dos precursores do design moderno brasileiro, criador de alguns logotipos que se tornaram ícones da cultura visual do Brasil, como os das empresas Itaú, Philco e Hering resumiu em uma palavra seu espanto com o logo: "É lamentável".


Wollner fez a seguinte análise do logo: "Em cores, parece uma cara coberta pela mão num ato de vergonha; horrível. Não é uma marca, é uma ilustração de um artigo "a vergonha do brasil" (de ter perdido o campeonato)! Os 'notáveis' devem ter comparado com outros desenhos de baixo nível". E finaliza, surpreso: "Mas afinal, quem participou do concurso?! Teve concurso?". Wollner ainda manda um recado aos 'notáveis", para que imitem o ato de vergonha por terem escolhido este desenho.


Particularmente duvido muito que esta Marca fique sendo oficial e também não acredito que o designer Hans Donner tenha realmente escolhido essa logo, quero acreditar realmente que isso tenha sido um grande equivoco Gráfico, O Brasil merece muito mais que isso!!

Existem algumas marcas bem mais interesantes!!


Entre os designers brasileiros, o caso gerou decepção e polêmica, já que havia um acordo entre a ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) e a Fifa para que o processo de definição das marcas da Copa de 2014 fossem coordenadas pela entidade brasileira. Os profissionais da área decidiram reunir-se para tirar uma posição conjunta da classe. Não percam o próximo capítulo.

Paródia a logo da COPA 2014


É indiscutível que os Designers Brasileiros assim como os publicitários são munidos de um incrível bom humor, tão logo saiu a logomarca da Copa de 2014 já saíram as primeiras paródias da Marca, essa eu confesso que foi muito inspiradora e engraçada!! Chico Xavier que me perdoe, mas eu não poderia deixar de publicar essa imagem!


terça-feira, 8 de junho de 2010

DEFINIÇÃO DE MARCA (Afinal o que danado é isso?)


NO WIKIPÉDIA - Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone.

SEGUNDO A AMA - (American Marketing Association) Marca é “um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação deles, com o objetivo de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo e diferenciá-los da concorrência.

SEGUNDO PHILIP KOTLER - Marca é um nome, termo, signo, símbolo ou design, ou uma combinação desses elementos, para identificar os produtos ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los dos de seus concorrentes.

SEGUNDO O INPI - Marca é "todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos, de procedência diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas"


Existem por ai inúmeras definições para Marca, porem, eu fico também com a definição de PHILIP KOTLER, não por ele ser referencia mundial em BRANDING e MARKETING, mas por falar de maneira simples e objetiva o que é qual sua função, veja neste vídeo abaixo como somos dependentes deste “SÍMBOLO” e como seria estranho não ter as Marcas por perto.


E ai? Vai querer um produto tudo igual?

FALANDO DE MARCAS




Vamos fazer um exercício de imaginação, Imaginemos como seria nosso mundo sem um “rótulo ou numero” de identificação, Já pensou como seria sem números de documentos ou números de placas nos veículos, e como seria se produtos em uma prateleira de mercado tivessem a mesma embalagem, sem nenhuma identificação numérica ou visual, e agora!! que produto eu levo? e o sabor como é?... Ufa, acorde! Nós não estamos vivendo este pesadelo! Provavelmente seria um caos heim?

A vários séculos atrás para identificar suas cabeças de gado os fazendeiros para fugir deste pesadelo, marcavam seus animais com um ferro quente dando a eles um símbolo de sua propriedade, Na Europa os clãs familiares usavam símbolos heráldicos muito comuns para identificar a procedência familiar. No mundo inteiro nós temos nossos números de documentos para nos diferenciar uns dos outros, já parou para pensar quantos José Antonio ou Maria de Fátima existem em seu bairro?

Pois bem, para isso existe a Marca que é um dos principais elos de ligação entre produto ou serviço e o consumidor, hoje em um mundo tão competitivo e com acesso ilimitado a informações faz-se necessário uma atenção especial a este componente tão importante para uma empresa, o consumidor tem inúmeras formas de se certificar como e que produto ou serviço ele deseja usar, e se por acaso, este alcançar as suas expectativas e desejos existe ai um vinculo, um elo criado, e este vinculo pode gerar uma identidade, fidelidade e em casos mais específicos o cliente defende e propaga voluntariamente a satisfação ou ação benéfica que esta Marca venha a lhe trazer, em Determinadas situações as Marcas viram símbolos de status, sucesso e prestígio que classificam quem são os usuários destas Marcas e onde elas estão posicionadas na sociedade, isso demonstra que uma Marca é uma Identidade, e não apenas visual, mas sim uma identidade criada através deste vinculo intangível entre o desejo do consumidor e o elemento gráfico que ela representa, aqui a Marca ganha vida própria e muitas vezes ela muda até o foco de negócios de muitas empresas ou ganha um valor muito maior do que todo seu patrimônio material.
Existem um estudo, um conjunto de ações que identificam como este fenômeno de aproximação entre um CLIENTE e uma MARCA ocorre e damos o nome de BRANDING se pesquisarmos teremos vários significados para este termo mas em um rude resumo é o estudo deste elo de ligação entre marca e cliente.

(Emerson Dantas)

LOGORAMA


LOGORAMA foi o ganhador do Oscar de curta metragem de animação em 2010, um vídeo com 2.500 logomarcas, muito interessante e podem procurar com calma pois vocês vão encontrar uma Marca Brasileira entre elas e quem gosta de logomarcas não vai se arrepender, é realmente muito bom!



Excelente vídeo, Criatividade Nota 10.

ZÉ DA MARCA


Um HQ de um personagem chamado Zé da MARCA e que é loco por Marcas, ele pode até não admitir, mas é louco por marcas e defende algumas com unhas e dentes, assim como enterra outras a 7 palmos do chão, por acaso vc conhece alguem assim? não!? então está na hora de comprar um espelho!!

Click no HQ para ver em melhor Definição!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

JOGO DAS MARCAS


Um jogo para testar seus conhecimentos das mais diversas marcas e logotipos existentes no mercado, a maioria delas faz parte do seu cotidiano, mas é muito lega de jogar, acesse o link abaixo e divirta-se!

JOGO DAS MARCAS E LOGOTIPOS 1

JOGO DAS MARCAS E LOGOTIPOS 2

COISAS ESTRANHAS A VENDA (Você Compraria??)



Fio Dental Sabor Bacon
Você se considera um “Homer Simpson”? Odeia fazer sua higiene bucal com fio dental sabor menta que o torna uma pessoa infeliz e deprimida? Pois então adquira agora o seu incrível fio dental sabor bacon frito crocante e ponha mais alegria na sua vida!


E Olha, eu tenho certeza que alguém compraria isso!!

Notícias de BRANDING


Omo é a marca mais forte do Brasil, diz BrandAnalytcs

McDonalds, Petrobras, Coca-Cola, Microsoft e Colgate também aparecem no ranking

Por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing | 06/05/2010

A Omo é a marca mais forte do Brasil. Pelo menos é o que diz o ranking “As Marcas Mais Fortes no Brasil”, em que o sabão em pó da Unilever ocupa o primeiro lugar. O levantamento é feito anualmente pela BrandAnalytcs Gestão de Marcas e, na última edição, realizou aproximadamente 12,5 mil entrevistas nas principais cidades do Brasil e avaliou 200 marcas.

Para determinar a força da marca são considerados atributos como a presença, o BrandVoltage (métrica que reflete o sucesso da marca em converter o nível de conhecimento do consumidor em níveis de lealdade), o market share, a qualidade do suporte de comunicação e o risco do setor de atuação. Também aparecem no ranking as marcas McDonalds, Petrobras, Coca-Cola, Microsoft, Colgate, Nokia, Porto Seguro, Rexona, Smirnoff, Pão de Açúcar, Sorriso, Fiat. Sensodyne, Claro, Tim, Carrefour, Vivo, Ariel e Banco do Brasil.


AS MARCAS E A COPA


Em época de copa do mundo a marca SEARA aproveitou um apelo pupular e se beneficiou não só por ser patrocinadora do clube em questão, mas por observar e estar ao lado dos apelos populares, alem de usar um slogam muito apropriado e inteligente para a ocasião, usou de criatividade e irreverência para passar ao consumidor que também estavam na campanha para levar os Meninos da Vila para copa...


Gol da SEARA.

LINKS INTERESANTES


Vou colocar sempre alguns links interesantes neste Blog, mas hoje vou começar por meu Twitter, nele você encontra varias notícias de Marcas.


Veja também outros Links interessantes:


http://www.adg.org.br/ Site da ADG Brasil


DICA DE LIVRO



O livro "The Brand Gap – O Abismo da Marca", escrito por Marty Neumeier, um dos responsáveis pela gestão da marca de empresas como a Apple, Adobe, Kodak e HP, trata de gestão de marcas sob o prisma estratégico, representado pela necessidade premente da união entre a estratégia empresarial e a experiência de marca para o consumidor.

Para ele, tal união deve permitir às empresas construírem marcas carismáticas.

Um livro com uma diagramação irreverente que garante a vontade de ler rápido sem se cansar.

ERROS DE MARKETING


Camisa do Corinthians vale aula de Marketing
Por Erros de Marketing, do Mundo do Marketing | 17/05/2010 joaomarcos@tothetop.com.br

O patrocínio é uma das ferramenta de Marketing mais conhecidas. Em teoria, as marcas que decidem dedicar uma grande verba para aparecer em algum "acontecimento" têm dois ganhos: o da EXPOSIÇÃO (que contribui para a lembrança da marca) e o da ASSOCIAÇÃO com o conteúdo que está envolvido no patrocínio (o que ajuda a construir equity).

Alguns patrocínios custam milhões de reais e implicam em decisões estratégicas dento do plano de marketing de grandes empresas. Já escrevi nesse blog sobre a TIM ter contratado o Blue Man Group, por exemplo.

Também já escrevi sobre a recente decisão do Corinthians de aceitar um número bem maior de patrocinadores em sua camisa para arrecadar mais recursos, o que impactaria o nível de retorno que qualquer marca teria sobre o benefício da exposição, mencionada acima.

Mais de um ano se passou e a camisa do timão continua parecendo um uniforme de F1. A Batavo decidiu trocar o Corinthians pelo Flamengo, mas o time de Ronaldo conseguiu negociar um contrato maior com a Hypermarcas, uma empresa que se auto-denomina a "Procter & Gamble brasileira" e que anuncia praticamente uma aquisição por semana formando um portoflio de mais de 300 marcas que vão de laxante a adoçante.

Honestamente, acho que o caso da camisa do Corinthians vale por uma aula de Marketing. Vamos olhar o caso de cada marca que está estampada ali atualmente:












1) NEO QUÍMICA: uma marca de medicamentos genéricos. Antes de analisar se essa marca deveria estar aí, vamos dar um passo atrás: qual é o modelo de negócio de uma empresa de genéricos? Trata-se de uma empresa farmacêutica que consegue praticar preços aproximadamente 35% mais baixos que os medicamentos de referência porque não têm gastos com pesquisa / desenvolvimento e propaganda, afinal é um "genérico". Mas a competição e a ambição neste mercado aumentou e nasceu esta anomalia: marcas de produtos genéricos que querem se diferenciar. Já que a concorrência investe pesado nos médicos e nos balconistas de farmácias, a Hypermarcas decidiu dar a essa marca o melhor espaço no uniforme. É assim que eles vão querer ganhar da recomendação dos farmacêuticos?

2) BOZZANO: Quando a Hypermarcas comprou esta marca, já tinha em mente o plano de entrar no mercado de lâminas de barbear, dominado pela Gillette. Para provocar a marca líder, que é curiosamente comercializada pela "Procter & Gamble americana" e tem contrato mundial com o jogador Kaká, eles contrataram o Ronaldo e colocaram a marca nas mangas do Timão. Como resposta, a Gillette fechou um patrocínio bem maior com a seleção brasileira para a Copa do Mundo. E Ronaldo não foi convocado.

3) ASSIM: A marca irmã da Assolan foi "estrategicamente" posicionada na clavícula dos jogadores. Além de ter uma leitura prejudicada, sofre de um problema grave: dispersão (apesar de muitas mulheres gostarem de futebol e muitos homens ajudarem na casa, o fato é que a grande maioria dos expectadores de futebol ainda é formada por homens e a maioria das decisões de compra de sabão em pó é feita pelas mulheres).

4) AVANÇO: O desodorante que foi construído em cima do chavão "Com Avanço, elas avançam" agora está posicionado nas axilas do time do Corinthians. Esta posição garante que a marca apareça quase que somente no momento do gol, o que é até interessante. Mas... será que você gostaria de ter o "cheirinho" de jogador suado? O produto entrega toda essa "proteção"?

5) BANCO PAN AMERICANO: A única marca que não é da Hypermarcas está posicionada na borda da camisa. Por regra, esta parte do uniforme tem que estar colocada, obrigatoriamente, para dentro do calção. Na prática, sabemos que a exposição vai acontecer. Ok, vou então investir neste banco... afinal, todos os bancos que já estiveram na camisa do timão são confiáveis. Ops... o último banco que patrocinou o Corinthians (Excel Econômico) quebrou.

Por fim, vale lembrar que o Corinthians, no ano do seu centenário, ainda não conquistou nenhum título expressivo, ao contrário das expectativas.
Pois é... boa sorte aos patrocinadores.

O BLOG...


A verdadeira intenção deste Blogger é falar um pouco de Marcas, Branding, Marketing e Design, aqui você pode ler, comentar e se divertir neste espaço!! Bem vindo.